Tudo que você precisa saber sobre os adversários do Santos na Sul-Americana
Em busca de um título jamais conquistado, o Santos estreia na Sul-Americana nesta terça-feira (4), e enfrenta o Blooming, às 21h30 (de Brasília), no estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
Além da equipe boliviana, o Santos, cabeça de chave do Grupo E, terá o Newell’s Old Boys (Argentina) e o Audax Italiano como adversários. Conheça um pouco mais sobre os rivais do mesmo grupo do Peixe a seguir:
Adversários do Santos na fase de grupos da Sul-Americana
Começando pelo Newell’s, que foi fundado em 1903, e possui seis títulos nacionais, mas nenhum da Sul-Americana. Em quatro disputadas, sua melhor campanha foi em 2010, quando alcançou as quartas de final do torneio. A equipe se classificou como o 4º melhor colocado do Campeonato Argentino entre os clubes que não foram para a Libertadores.
O fato que Lionel Messi e Diego Maradona vestiram a camisa do Newell’s é muito lembrado pelos torcedores em geral. Entretanto, a situação dentro de campo é outra. Em quatro duelos entre o Santos e o clube argentino, o Peixe nunca perdeu.
Time base: Hoyos; Mosquera, Ditta, Mansilla e Pitton; Sforza, Gomez e Ferreira; Brian Aguirre, Recalde, Ramiro Sordo. Técnico: Gabriel Heinze.
Já o Blooming, primeiro adversário do Peixe na competição, possui cinco títulos nacionais e foi fundado em 1946. Disputou a Sul-Americana em sete oportunidades, não sendo campeão em nenhuma delas. Por sinal, a melhor campanha do time na competição foi em 2016, quando chegou na segunda rodada da fase preliminar.
Treinado por Carlos Bustos, irmão de Fabián Bustos (ex-técnico do Santos em 2022), sua equipe não vem em uma boa fase. Em sete jogos pelo Campeonato Boliviano, perdeu cinco e empatou dois.
É o terceiro duelo na história entre as duas equipes. Na Libertadores de 2007, o Santos venceu os dois duelos, o primeiro por 1 a 0 na Bolívia, e o outro por 5 a 0 na Vila Belmiro.
Time base: Uraezaña; Romero Ortíz, Valverde, Durán Zabala e Cabrera; Spenhay, Lovera, Arce, Rafinha e Sinisterra; Gastón Rodríguez. Técnico: Carlos Bustos.
Fundado em 1910, o Audax Italiano, do Chile, é a equipe “menos tradicional” deste grupo. Apesar de ter quatro títulos nacionais, disputou a Sul-Americana três vezes e não ganhou nenhuma, e sua melhor campanha foi ter alcançado a fase preliminar em 2007.
Classificado como: 4º mais bem colocado do Campeonato Chileno entre os clubes que não foram para a Libertadores
Santos e Audax Italiano nunca se duelaram em toda história. O momento atual da equipe chilena não é dos melhores, visto que ocupa o 9° lugar, estando na zona de rebaixamento da competição.
Time base: Muñoz; Nicolás Fernández, Labrin, Bosso e Matus Castro; Díaz, Juárez e Sepúlveda; Gonzalo Ríos, Sosa e Fuentes. Técnico: Manuel Fernández